
ÁGUAS PASSADAS
ÁGUAS PASSADAS
As memórias sobre enchentes e o processo de territorialização
às margens do Rio Doce em Governador Valadares.
1979 - 1997
Projeto
Apresentação
Nas décadas de 1950 e 1960, Governador Valadares, cidade pólo do Médio Rio Doce, passou por intenso processo de expansão urbana, que acarretou profundas transformações na malha urbana e implicou exigências infraestruturais de toda a ordem. Neste contexto as enchentes configuram eventos-limite em que são postos à prova vários atores (governo municipal, sociedade civil organizada, lideranças comunitárias, instituições de assistência, etc.) e segmentos sociais envolvidos.
Acreditamos que as enchentes são momentos em que se revelam tensões e articulações fundamentais para a melhor compreensão do surgimento e territorialização dos bairros ribeirinhos, e da própria relação entre sociedade e território. Inicialmente optamos por determinar um corte cronológico, definido entre 1979 e 1997, datas das enchentes do Rio Doce consideradas mais intensas no período posterior ao aumento da expansão urbana. O andamento da pesquisa acabou incorporando ao nosso estudo material bibliográfico e documentação referente às enchentes em outros municípios mineiros, inclusive na capital Belo Horizonte.
Este projeto é realizado em parceria pela UFMG e UNIVALE, envolvendo professores e estudantes de graduação e pós-graduação.
Além de divulgar os resultados da pesquisa através de eventos e artigos científicos, criamos este site visando um público mais amplo, disponibilizando assim material para instituições de ensino e/ou pesquisa, pesquisadores, educadores, estudantes e cidadãos em diferentes formatos, democratizando o acesso às fontes e ao conhecimento produzido.
Resultados
Apresentamos a seguir a produção acadêmica resultante do projeto de pesquisa, bem como um extrato do relatório final apresentado ao CNPq.